A nossa marca

Nuestra marca

Logótipo


Arquitectura de marca

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS

A marca possui três elementos identificadores.

VERBAL: a pronúncia da FERMAX;
VISUAL: a forma de escrever da FERMAX (tipografia)
SÍMBOLO QUE A ACOMPANHA: o rectângulo de fundo.
A marca Fermax deverá ser exposta em qualquer suporte e, em todos os casos, com ambos os elementos. Se um dos elementos faltar na referida exposição, será considerado uma má utilização gráfica da marca.

SÍMBOLO (rectângulo de fundo)

O logótipo contém um símbolo estável representado através de um fundo rectangular geometricamente regular, que reforça o contraste da marca e a solidez institucional. Este símbolo não pode ser separado do logótipo.

LOGÓTIPO (tipografia da Fermax)

Constituído pelas iniciais do seu fundador, o logótipo baseia-se formalmente na tipografia Helvética Neue Extended Bold; as iniciais são redesenhadas à mão e com variações na proporção.

A marca FERMAX está registada internacionalmente.

ARQUITECTURA DA MARCA

A partir desta quadrícula estrutural, ordenam-se os elementos constitutivos da marca para evitar qualquer modificação ou distorção.

 


Legibilidade

TAMANHOS OPTIMIZADOS E TAMANHO MÍNIMO

Respeitar as medidas limites da marca assegura a clareza e legibilidade de todos os seus elementos. A marca não deve ser reproduzida com uma dimensão inferior a 2,5 cm.

ÁREA DE ISOLAMENTO

É o espaço de segurança mínimo que deve ter à volta da marca. É imprescindível respeitar a referida área para não atentar contra a sua legibilidade. No que for possível, deve-se aumentar ao máximo este espaço, separando a marca Fermax dos restantes elementos da página (textos e imagens).

No mínimo, a marca deve ter uma área de isolamento para os quatro lados correspondente ao total do que somariam duas alturas da marca Fermax.

 


Cores Empresariais

COR EMPRESARIAL

No caso do logótipo, segundo o tipo de elemento a aplicar, será atribuída uma tinta lisa branca ou simplesmente será colocada sobre o pantone 294.

Tinta lisa: Pantone 294 C | CMYK: 100 | 56 | 0 | 18

RGB: 0 | 67 | 140 | hexadecimais: #00438C

O Pantone 294 será utilizado nos elementos que representem a empresa de forma directa. Ex: papelaria institucional, materiais promocionais, sistema de contexto (agências comerciais, filiais, etc.) e rotulagem de veículos.

A marca deverá reproduzir-se em cores directas quando se imprime em material de escritório, impressos, etc.

VARIANTES CROMÁTICAS

Tinta lisa: Pantone Black C | CMYK: 0 | 0 | 0 | 100

Esta variável cromática será aplicada em elementos gráficos que representem um produto ou kit em particular.

No caso do logótipo, segundo o tipo de elemento a aplicar, será atribuída uma tinta lisa branca ou simplesmente será colocada sobre o preto.

 


Tipografias empresariais

Para elementos empresariais, a tipografia Univers será a única fonte que poderá substituir a Helvética.

No caso de campanhas de produto, a escolha tipográfica será mais livre, podendo-se optar entre uma e três famílias, no máximo.

A tipografia adoptada pela FERMAX é a "Helvética" (em todas as suas variáveis), que, pelo seu alto nível de legibilidade, será utilizada em todos os suportes de comunicação para titulares, textos, epígrafes, etc.

A família tipográfica é outro elemento identificador do sistema gráfico empresarial. A qualidade da sua escolha determinará o grau de equilíbrio, a harmonia formal e a unidade estilística entre os elementos gráficos da empresa.