História

Desde 1949 até hoje, a satisfazer as necessidades das pessoas

1949
Patente

Patente

A Fermax inicia o seu trajeto empresarial com o lançamento no mercado espanhol do rádio intercomunicador, o primeiro para utilização industrial e profissional.

1952
A marca

A marca

É registada a marca FERMAX, uma junção do nome e do apelido do fundador da empresa, Fernando Maestre.

1963
Primeiro porteiro

Primeiro porteiro

É lançado o "Fonoporta", um intercomunicador eletrónico para edifícios, considerado o primeiro porteiro eletrónico da Fermax e o primeiro concebido em Espanha (durante vários anos, o único).

1970
Generalização

Generalização

Generaliza-se a utilização do porteiro eletrónico em Espanha. Um exemplo é a botoneira de porteiro Série 24 de alumínio de 4 mm, com circuito amplificador de alta potência, autorregulável, caixa de encastrar e botões com porta-cartões.
Iniciam-se as exportações da Fermax.

1973
Ramón Benedito

Ramón Benedito

Barcelona, 1945. Prémio Nacional de Design.
Destacado designer de produtos industriais e bens de consumo no campo da eletrónica, informática e dos instrumentos científicos e técnicos. Trabalhou para empresas como a Vieta, Balay, Indo, Carlsberg, Compak, Fujitsu, Grok, Henkel, Rank Xerox, Renfe, Repsol, Roca e Volpak.

1974
Telefone T-1

Telefone T-1

Ramón Benedito concebe o seu primeiro produto para a Fermax: o telefone de parede T-1. Foram fabricadas 4 milhões e 500 mil unidades até 1987, com exposição no museu Rainha Sofia em representação do êxito do design espanhol da década de 1970.

1980
Videoportero

Videoportero

Nasce o videoporteiro Fermax, o primeiro videoporteiro espanhol. Patente de invenção mundial do videoporteiro digital destinado a complexos residenciais.
A Fermax começa a afirmar-se nos mercados internacionais.

1986
Monitor Intel

Monitor Intel

Monitor de encastrar fabricado em plástico ABS de alto impacto, com fio enrolado com fixação antirrutura, extensível até 0,50 cm. Com ecrã antirreflexo de 5" e ligação automática. Muito bem recebido nos mercados.

1990
Cores

Cores

Chega uma nova geração de videoporteiros que proporciona imagens a cores e os primeiros protótipos que integram conceitos de segurança e telecomunicações.
O primeiro monitor desta série denomina-se Citymax.

1991
Botoneira Cityline

Botoneira Cityline

A Fermax lança a Cityline – o design de Ramón Benedito revoluciona o mercado por se tratar da primeira botoneira de porteiro eletrónico a utilizar um perfil de alumínio curvo-convexo. Instalada em mais de 1 milhão e 500 mil edifícios, recebe em 1991 o prémio Valencia Innovación al Diseño Industrial.

1994

MDS Digital

O MDS é um sistema digital de videoporteiro destinado a edifícios e urbanizações com várias entradas. A instalação é realizada através de uma cablagem de tipo bus que permite a intercomunicação no edifício e a gestão de acessos através de leitores e do controlo dos elevadores. O MDS é o primeiro porteiro eletrónico da história com diretório eletrónico e simplificação filamentar.

1999
Moldura decorativa

Moldura decorativa

É iniciada a comercialização da moldura decorativa, um complemento estético para o telefone Citymax, modelo de grande êxito.
De formato extraplano e acabamento polido espelhado, permite ocultar os buracos deixados por outros equipamentos e evita as manchas na parede que se podem produzir pela utilização frequente.

2000
Botoneira Bruto

Botoneira Bruto

A Bruto é uma botoneira antivandalismo de perfil contínuo e composição modular que integra as seguintes características: resistência, tecnologia e beleza. Fabricada com um sistema de injeção de alumínio para proporcionar a máxima resistência.

2004
Loft

Loft

A empresa apresenta o seu novo monitor Loft para instalação de superfície; o primeiro produto concebido para produção através de linhas automatizadas é fabricado em plástico ABS de alto impacto e possui um acabamento texturizado de fácil limpeza, bem como proteção ultravioleta. Com o tempo, converte-se no videoporteiro mais vendido.

2005
Halo

Halo

Este videoporteiro, de Ramón Benedito, foi galardoado em 2007 pela ADI-FAD com a distinção "Seleção DELTA 2007", em reconhecimento do seu valor inovador, renovação conceptual, elaboração formal e qualidade de fabrico.

2007
iLoft – Monitor extraplano de encastrar

iLoft – Monitor extraplano de encastrar

Compacto e extraplano, o seu design caracteriza-se por uma lâmina de policarbonato transparente que cobre uma superfície neutra, uma saída de áudio singular, botões e um ecrã de máxima qualidade e nitidez. Galardoado pela ADI-FAD com a distinção "Seleção DELTA 2007".

2008
Kit City

Kit City

Chegam os novos Kit City de videoporteiro digital. Incluem a versão para vivendas unifamiliares da nova Botoneira Cityline da Fermax.

2009
Cityline

Cityline

Evolução da Cityline com botões à prova de água e versão digital; projetada para substituir o modelo anterior. A sua característica principal é a de permitir alternar entre áudio e vídeo sem tocar na caixa de encastrar.

2010
Leitor Biokey

Leitor Biokey

O leitor térmico de impressão digital é o primeiro controlo de acesso biométrico da Fermax.

OneToOne

OneToOne

A evolução dos sistemas de Access Control da FERMAX culmina no OneToOne. O OneToOne é um padrão de utilização mundial que dá as boas-vindas a toda a gente: crianças, jovens, adultos, idosos e também pessoas com deficiência auditiva ou visual.

Skyline Digital com leitor de aproximação

Skyline Digital com leitor de aproximação

A Skyline integra num único equipamento um videoporteiro a cores, controlos de acesso mecânicos e biométricos e dispositivos informativos. A Skyline permite configurar, com apenas 28 módulos diferentes, qualquer composição de que necessite o complexo residencial, o edifício, a vivenda unifamiliar ou o escritório. É um produto global capaz de dar resposta a todas as necessidades do mercado.

2011
Telefone iLOFT

Telefone iLOFT

Porteiro eletrónico compacto e extraplano, o iLOFT caracteriza-se pelo seu design subtil e estética minimalista.

2013
SMILE

SMILE

O Smile é a nova experiência de videoporteiro pensado para uma nova geração. Possui um monitor de gestão avançada, comunicação mãos-livres, funcionalidades avançadas e fácil utilização.

2014
Monitor VIVO

Monitor VIVO

Tecnologia IP. Monitor de videoporteiro de ecrã tátil capacitivo de 7 polegadas. O VIVO proporciona o controlo completo e efetivo da comunicação, segurança e conforto.

2016
Monitor VEO

Monitor VEO

Simples e funcional. Conforto e simplicidade.

O monitor VEO foi projectado em plástico ABS de alta resistência. O acabamento texturado facilita a limpeza e a protecção ultravioleta dá-lhe maior resistência à luz. O seu braço especial inclui um íman para assegurar que o telefone fica no descanso correctamente.

O desenho equilibrado, de linhas puras, diferenciador, moderno e minimalista integra-se no ambiente de qualquer design de interiores actual.